segunda-feira, 31 de outubro de 2011

- Difração

Fenômeno que ocorre com as ondas ao passar por orifícios ou contornar objeto,modificando o comprimento da onda.
O desvio da trajetória da onda causado pela difração,depende do comprimento da onda.Fenômeno usado para dividir as ondas vindas de fontes que produzem vários comprimentos de onda.
A difração acontece facilmente nas ondas sonoras pois elas possuem um comprimento grande.Ouvimos alguém falar porque suas ondas contornam as superfícies.











- Luz e sua Frequência ;

Luz é a energia que se propaga em formas de ondas eletromagnéticas cujas frequências possíveis, formam um espectro do qual uma pequena parte constitui e sensibiliza nossos olhos.
Sendo que a frequência é responsável por medir o numero de ondas ocorridas. Toda onda eletromagnética se propaga na velocidade da luz,em torno de 300.000 Km/s.

Como exemplo, a radiação solar que transporta energia e se ficarmos muito tempo expostos podemos perceber claramente sua energia.

- Miragem ou Espelhismo!

- É uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto. Ou seja, não é ilusão. É um fenômeno físico. Vamos explicar.


  • A luz solar, como exemplo, quando se direciona ao asfalto sofrendo a refração de temperatura das camadas de ar e das e das camadas que se aproximam do asfalto. Com a refração se desvia a direção da propagação da luz, acabando se refletindo totalmente nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz se afaste dele. Sendo assim temos uma ilusão de que a superfície do solo está espelhada.
  • Este fenômeno também acontece quando o solo está muito frio, fazendo com que as imagens refletidas no ar sejam invertidas.

- O que é Quimioluminescencia?

- A quimioluminescência é a emissão de luz não acompanhada da emissão de calor em consequência de uma
reação química.

- O que é Incandescência?

Incandescência é um processo de liberação de radiação eletromagnética (oscilação dos campos magnéticos) por um corpo em alta temperatura .

- O que é Campo elétrico?

Campo elétrico é  o campo  força causada pela ação de cargas elétricas (prótons , íons ou elétrons) ou por sistemas delas.

- O que é corrente elétrica ?

Corrente elétrica é o movimento contínuo de elétrons atravez de um meio condutor .A movimentação destes elétrons ocorre por uma diferença de potencial aplicada ao condutor .

- O que é Ângulo de fase?

- Ângulo de fase é o ângulo entre o incidente de luz, ou seja, é o ângulo que cai sobre uma superfície refrangente. Esse fenômeno ocorre "colisão" da luz observada e da luz refletida, de um objeto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

- Luz é algumas vezes onda outras vezes partícula!

A física moderna de hoje fala que a luz possui uma dualidade onda-partícula. Ou seja, a luz é tanto onda quanto partícula, sendo assim, os físicos escolhem o modelo que melhor lhes convêm para explicar um determinado fenômeno óptico. Por exemplo, se imaginarmos a luz como partículas a intensidade é proporcional, ou seja, adequado ao número de partículas que se deslocam em uma certa direção. Se imaginarmos a luz como ondas, a intensidade dela está relacionada a força magnética e elétrica contida na onda.


Luz como Ondas.

Luz como Partículas.


- esse é o modo que a luz se comporta.

- Luz Zoadical

Luz Zodiacal é um fio de luz fraca, semi triangular, visto no céu a noite que se estende ao longo do plano da órbita da Terra ao redor do Sol.  E se alastra por todo o céu e é responsável por 60% da claridade em uma noite sem Lua. É causado pela dispersão da luz nas partículas de poeira do Sistema Solar.


- Iridescência

É um fenômeno cujo qual faz certas superfícies, refletirem as cores do arco-iris. É causado pelo fenômeno físico denominado difração, que pode ser entendido, como uma trajetória retilínea da luz ao atravessar um objeto, podendo assim refletir as cores do arco-iris.
Podemos reconhecer este fenômeno, no exemplo abaixo:




Na imagem acima, vemos a iridescência no lado esquerdo, sendo formada através da passagem da luz nas nuvens, refletindo assim as cores do arco-iris.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

- Gegeschein

O gegenschein vem da luz espalhada pelas partículas interplanetárias de poeira, o reflexo das particulas apresentam-se como espécies de "fases", dependendo da posição do sol.  Perto do ponto de maior oposição solar, as particulas apresentam-se em "fase cheia", alcançando um brilho mais intenso.







* este efeito pode ser visto na praia a noite. Mas não pode haver luminosidade!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

- Eletroluminescência

A Eletroluminescência é um fenómeno óptico e életrico durante o qual um material emite luz em resposta a uma corrente elétrica que o atravessa, ou a um forte campo elétrico. Deve distinguir-se a emissão de luz por causa da temperatura incandescência e por causa da ação de produtos químicos quimioluminescência.









- Efeito da Posição

efeito da oposição é o aumento do brilho de uma superfície, ou um objeto com muitas partículas, quando iluminado diretamente atrás do observador. O termo é mais usado na astronomia, onde ele se refere a uma mudança repentina no brilho de um corpo celeste como um planeta , satélite natural, ou cometa enquanto seu ângulo de fase se aproxima de zero.

- Aurora Polar, Boreal, Austral.

                                              

                                                                      Aurora Boreal

   A Aurora Polar é um fenômeno óptico e luminoso que ocorre nas proximidades das zonas polares através de partículas energizadas vindas do Sol. Tais partículas compostas por prótons e elétrons ultrapassam as linhas magnéticas do planeta e ao entrar em contato com os gases atmosféricos provocam os efeitos luminosos que podem ser em forma de mancha, ralo, arco, faixa ou véu e ainda diferentes cores, como verde, vermelho, violeta e azul. Os gases que em contato com tais partículas promovem tais efeitos são o visível à luz do dia nesse período. São melhores vistas em períodos de setembro – outubro e em fevereiro – março.
  As auroras não são particularidades da Terra, pois como é um fenômeno externo pode vir a ocorrer em outros planetas próximos ao Sol, como Vênus, Marte, Saturno e Júpiter.

                                                                      Aurora Polar









                                                                   Aurora em Júpiter













                                                                      Aurora Boreal








Aurora Austral

domingo, 2 de outubro de 2011

Como fenômenos da luz temos também a reflexão da luz.
Acontece quando um raio de luz bate em uma superfície e é reenviado, ou seja, refletido. Temos dois tipos de reflexão:

Reflexão Regular: quando raios são refletidos em uma superficie polida, refletidos na mesma linha e é possível observar o reflexo, ou seja, na mesma linha em que é refletido observamos seu reflexo.


 

Reflexão Difusiva ou Difusão: não é possível observar seu reflexo pois os raios são refletidos em uma superficie rugosa, refletindo os raios em uma linha diferente.


- Os raios são recebidos em uma linha, mas quando são refletidos vão para "linhas" diferentes.


sábado, 1 de outubro de 2011

Arco-íris



             Um exemplo de fenômeno óptico é o arco-íris, que separa a luz do sol em seu espectro e continuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É  um arco com diversas cores, com a cor vermelha em seu exterior e violeta em seu interior, sendo sua ordem completa respectivamente vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
             Anil é a cor da luz,que está entre o azul e o violeta.
             Pode ser observado sempre que estiver gotas de água no ar e luz do sol estiver brilhando acima do observador, fica mais incrível quando o céu está escuro com nuvens de chuva.
             É causado pela disperção da luz do sol que sofre refração pelas gotas de chuva.
            A luz sofre refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, no seu interior ela é refletida e volta a sofrer refração ao sair. Seu efeito final se da quando a luz é refletida em uma grande variedade de ângulos.
            O arco-iris não existe em um determinado lugar do céu, depende da posição do observador.